Quer Ajudar? Ligue:
(61) 3381-9291 (61) 99291-9075

Nutrição – Uso de suplementos nutricionais

ORIENTAÇÕES NUTRICIONAIS PARA PESSOAS COM EPIDERMÓLISE BOLHOSA (EB)
ESCLARECENDO SOBRE O USO DE SUPLEMENTOS NUTRICIONAIS

  1. A PESSOA COM EB PRECISA DE ACOMPANHAMENTO NUTRICIONAL?
    Sim. O acompanhamento nutricional é fundamental para auxiliar no crescimento das crianças com EB. A criança e o adulto com bom estado nutricional apresenta melhor cicatrização das feridas e menor risco de infecção.
  2. QUAIS AS PRINCIPAIS DIFERENÇAS NAS NECESSIDADES NUTRICIONAIS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM EB?
    Crianças e adolescentes com EB têm necessidades energéticas e proteicas muito elevadas. Para melhor entendimento, é como se eles fossem atletas olímpicos. Suas necessidades estão aumentadas devido ao crescimento próprio da idade, aos constantes processos de cicatrização; também pelas perdas de calor, através das bolhas abertas; aos processos inflamatórios, entre outras manifestações.
  3. HÁ ALGUMA ALIMENTO OU FÓRMULA NUTRICIONAL QUE REDUZA O SURGIMENTO DAS BOLHAS?
    Devido a EB ser uma doença genética, o surgimento das bolhas não irá diminuir com o consumo de algum alimento específico ou fórmula nutricional.
  4. AS FÓRMULAS NUTRICIONAIS QUE POSSUEM ARGININA E MICRONUTRIENTES NA COMPOSIÇÃO MELHORAM A CICATRIZAÇÃO DAS FERIDAS?
    Sim. A arginina e alguns micronutrientes como o zinco, selênio, vitaminas A, C e E auxiliam nos processos de cicatrização. Contudo, até o momento não há estudos com estas fórmulas em pessoas com EB. Também é importante saber que o consumo excessivo de micronutrientes pode causar efeitos adversos, portanto o uso de fórmulas nutricionais especializadas só deve ser feito sob prescrição do profissional nutricionista, observando a idade do paciente.
  5. O USO DE FÓRMULAS NUTRICIONAIS ESPECIALIZADAS É INDISPENSÁVEL PARA A PESSOA COM EB?
    A prescrição de fórmulas nutricionais especializadas irá depender do estado nutricional da pessoa e de outros fatores como funcionamento intestinal e aceitação da dieta oral.
  6. A PESSOA COM EB PODE SE ALIMENTAR EXCLUSIVAMENTE DE FÓRMULAS NUTRICIONAIS?
    O ideal é que os alimentos tradicionais, naturais ou minimamente processados sejam a base da alimentação e a fórmula nutricional represente um complemento na alimentação. Cada caso deve ser avaliado individualmente.

Ana Paula Caio Zidorio
Nutricionista do Hospital Universitário de Brasília
Diretora de Assistência da Associação de Parentes, Amigos e Portadores de Epidermólise Bolhosa – APPEB