Quer Ajudar? Ligue:
(61) 3381-9291 (61) 99291-9075

Dentes e Mucosa Bucal

Um dos profissionais essenciais que devem participar da equipe que acompanha os pacientes com EB são os da área da odontologia. Isso porque as pessoas com EB, em geral, possuem constantes lesões por toda a mucosa bucal.

Essas lesões são de difícil cicatrização, o que acarreta em dificuldade para se alimentar e agrava ainda mais o quadro comum de desnutrição. Além disto, acarreta também em dificuldade de escovação com consequente aumento da incidência de cáries que, em pacientes com EB, são de dificílimo tratamento devido à microstomia (diminuição na abertura da boca). Somado a isso, ainda, as bactérias acumuladas na mucosa oral se juntam à saliva e são engolidas, provocando alterações no suco gástrico, que acarretam irritações e lesões no esôfago e estômago, azias e refluxo.

Para tratamento desses efeitos colaterais da doença é necessário um acompanhamento trimestral com o dentista para realização de profilaxia, aplicação de flúor e realização semestral de radiografias panorâmicas. Observe que a frequência da profilaxia (limpeza feita pelo dentista) e das radiografias panorâmicas, para verificar e acompanhar a existência de cáries difíceis de serem vistas a olho nu pelo dentista devido à microstomia, é maior do que nas demais pessoas devido à dificuldade de escovação. As alterações na mucosa que comprometem a escovação e têm como consequência o aumento da incidência de cáries podem culminar na perda de dentes. Por tudo isso é muito importante diminuir as lesões bucais e combater os microrganismos orais.
O dentista deve ter alguns cuidados extras ao tratar um paciente com EB, mas não deve deixar de atendê-lo devido á microstomia nem ao medo de provocar lesões:

– Uso dos menores instrumentos possíveis para que caibam na boca do paciente;
– Evitar tocar pele e mucosas do paciente com os instrumentos;
– Em procedimentos mais complexos, a anestesia local deve ser aplicada em quantidade superior a que é usualmente aplicada;
– Uso de vaselina para diminuição do atrito (mas lembre-se: ainda assim poderá causar lesões);
– Proteção efetiva com Mepilex Transfer (para maior informações, acesse http://appeb.org.br/cuidados/dentes-evitando-lesoes-no-dentista/)
Compilado dos problemas odontologicos:

– Bolhas e lesões por toda a mucosa bucal;
– Microstomia (diminuição na abertura da boca) e alteração no esmalte dos dentes;
– Maior dificuldade de escovação;
– Uso muito restrito de fio dental;
– Necessidade de combate às bactérias orais;
– Maior incidência de cáries
– Falta de sensibilidade nos dentes com relação às dores;
– Perda de dentes.

Compilado dos cuidados odontológicos:

– Profilaxia e fluor a cada 3 meses;
– Radiografia panorâmica a cada 6 meses;
– Uso diário de enxaguatório bucal sem sabor acentuado, com flúor e sem álcool na composição;
– Enxaguatórios com clorexidina (Periogard, Noplax Max) ou polihexanida – PHMB (Prosept) quando lesionado*
– Uso de pomadas orais cicatrizantes nas lesões.

*A polihexanida, substância usada para a limpeza de feridas em geral, é um antimicrobiano de amplo espectro que possui maior eficácia e menor efeito colateral em seu uso contínuo do que a clorexidina, por exemplo. Além disso, ela também possui ação cicatrizante por ser um derivado da arginina.
Kit para uso Diário:

– Escova elétrica infantil (promove uma limpeza melhor do que as escovas comuns);
– Escovas Bitufo: Unitufo e 1º dentinho** (por terem a cabeça muito pequena permitem uma melhor escovação, chegando a locais mais difíceis de alcançar com as escovas comuns);
– Escova Curaprox infantil (possui cerdas ultra-macias e cabeça emborrachada, logo diminui a quantidade de lesões no ato da escovação);
– Mini Flossers (indicado para pessoas que têm dificuldade de usar o fio dental convencional);
– Dependendo da gravidade da microstomia, mesmo pessoas adultas com EB devem usar escovas infantis.

** Uma opção caso não tenha este tipo de escovas disponíveis na sua região é remover parte das cerdas da escova infantil.


Aviso: A menção às marcas de determinados produtos visa unicamente à melhor identificação dos mesmos, não estabelecendo qualquer vínculo comercial, financeiro ou similar da APPEB com seus fabricantes.