Quer Ajudar? Ligue:
(61) 3381-9291 (61) 99291-9075

Cuidados: Vacinas e injeções

Um simples resfriado pode fazer muito mal para quem tem EB. Quando uma pessoa com EB tem uma outra doença, sua imunidade diminuiu e em geral surgem mais lesões ou pioram as que já existem. Portanto, quem tem EB, em especial as crianças, devem-se tomar normalmente todas as vacinas para evitar o máximo de doenças possível.

Todos com EB, de qualquer idade, têm direito a tomar a vacina contra a gripe durante o período da campanha nacional de vacinação, uma vez que todas as pessoas que possuem doenças crônicas têm direito à vacina contra gripe, o que é o caso da EB. Verifique no posto de saúde o que é necessário para a vacinação. Alguns estados exigem relatório médico ou preenchimento de formulários que justifiquem a vacinação. Em geral, depois de vacinar a primeira vez, levando o cartão de vacinação, ao verem que a pessoa se vacinou no ano anterior, a vacinação contra gripe é liberada sem muitas dificuldades.

Outra vacina muito importante para quem tem EB é a vacina contra varicela (catapora), que por enquanto é fornecida apenas na rede particular.

Antes de aplicar uma vacina ou injeção, explique ao profissional de saúde que vai aplicá-la que seu filho (ou você) tem epidermólise bolhosa, que a doença deixa a pele bastante frágil e que os seguintes cuidados devem ser tomados:

  • Passar suavemente algodão com álcool (passar com força pode arrancar a pele)
  • Procurar região sem ferimentos para aplicação (não há problema nenhum aplicar sobre uma cicatriz, pois uma cicatriz não é uma ferida)
  • NÃO colocar esparadrapo nem qualquer adesivo sobre a pele, pois na retirada pode causar uma ferida. Peça um pedaço de algodão e segure no local da aplicação até parar de sangrar.

< Voltar