Quer Ajudar? Ligue:
(61) 3381-9291 (61) 99291-9075

Cuidado com os Olhos

Em alguns tipos de EB, as pessoas podem ter complicações nos olhos desde o nascimento. As pessoas com EB podem possuir alterações nas córneas, que as tornam excessivamente secas e finas, propensas a lesões, principalmente em clima seco. Podem ocorrer bolhas nas córneas e nas pálpebras, além de ceratite (inflamação) e úlceras (feridas) ambas nas córneas. Nestes casos, faz-se necessário uma série de cuidados.

Em regiões de clima seco como o Centro-Oeste do Brasil, os cuidados devem ser maiores, especialmente no período seco. Sempre que houver irritação nos olhos, o oculista deve ser consultado de imediato e os pacientes devem usar a medicação correta para evitar problemas mais sérios.

Cuidados

Pessoas com EB necessitam de acompanhamento oftalmológico constante, pois vários cuidados são necessários devido à fragilidade na córnea.
É comum algumas pessoas com EB terem sensibilidade à claridade, necessitando de óculos escuros para se proteger do sol. O uso constante de máscara de dormir e gel lubrificante para prevenção de lesões durante a noite é muito importante.

Sempre que se sentir desconforto nos olhos, será necessário fazer uso de lubrificantes oculares em forma de colírio e também de gel. O colírio recomendado é o do tipo lágrima artificial e de preferência que não contenha conservantes, para reduzir o risco de alergias, pois será um produto de uso diário, sendo indispensável ao longo da vida.

Além disso, os cuidados também incluem a utilização de máscara de dormir para evitar contato com poeira e fios de cabelo. Até mesmo o ato de coçar os olhos, especialmente pelas crianças, poderá causar lesão.

Deve-se evitar:
Poeira, fumaça, ventiladores diretamente sobre os olhos, ar condicionado por longos períodos de tempo.

Lesões oftalmológicas
As lesões repetitivas não tratadas podem levar a cegueira, portanto é necessário que os cuidados sejam iniciados o mais rapidamente possível.

Quando ocorrerem lesões oculares, é necessário tampar imediatamente os olhos, pois o simples ato de piscar equivale a esfregar a mão em uma lesão na pele sensível.

Portanto, é recomendado para melhor cicatrização da lesão permanecer o tempo todo com uma máscara de dormir e olhos fechados, devidamente hidratados com colírio ou gel lubrificante, abrindo os olhos o mínimo possível. Nesse período a pessoa deve evitar ler, escrever, assistir televisão ou usar computadores, celular ou similares, pois forçam a visão, atrasando a cicatrização e causando mais dor. O ideal é a pessoa permanecer em casa, deitada, por exemplo, ouvindo música, sem movimentar-se muito.

O oftalmologista deverá ser consultado para indicar o uso alternado de colírio, gel lubrificante ou pomada cicatrizante por muitas vezes ao dia para hidratar e tratar adequadamente a região.

Caso estude ou trabalhe, solicite ao oftalmologista um atestado médico para que possa repousar alguns dias em casa, para que a cicatrização ocorra rápida e corretamente.

NÃO fazer uso de pomadas contendo corticoide (por causar o afinamento da pele e mucosas). O Oftalmologista deve avaliar de imediato se é uma lesão própria da EB ou se há bactérias ou vírus, para assim saber qual conduta terapêutica será adequada.

Os cuidados incluem o uso contínuo de colírios durante o dia e géis lubrificantes à noite. Esses cuidados de lubrificação são muito importantes, principalmente à noite, porque a pessoa fica sem piscar, o que tornam os olhos muito secos, podendo levar a pálpebra a grudar levemente na córnea, causando uma possível lesão, ao abrir os olhos de forma rápida.

Por fim, é importante utilizar compressas geladas de soro ou de chá de camomila para desinchar e hidratar. O chá de camomila também auxilia na diminuição da inflamação ocular. Para este caso, deve-se preparar 1 saquinho de chá de camomila em meio copo de água e guardar na geladeira para realizar as compressas com o chá gelado.