Quer Ajudar? Ligue:
(61) 3381-9291 (61) 99291-9075

Coceira, hidratação da pele e assaduras

Coceira

A coceira em pessoas com EB em geral é causada por três situações:

  • Um sinal de que a pele está ressecada;
  • Um sintoma que faz parte de alguns tipos de EB em que há maior prurido (coceira);
  • Pode ocorrer  pelo uso de algum  dos produtos aplicados nos curativos que, em longo prazo, podem provocar sensibilidade, principalmente se a coceira estiver localizada em certas partes do corpo.

É de suma importância avaliar se não existem alergias, visando afastar a causa das coceiras.

Coceiras são, em maior parte, causadas pelo ressecamento da pele.  Por falta de diagnóstico correto,  parte dos médicos receitam antialérgicos atentando-se somente aos quadros de alergia. Em dermatologia, quando se pensa em prurido (coceiras), primeiramente deve-se associar à pele desidratada. A primeira medida para tratar isso é a hidratação. Alerta-se que não existe no mercado pomada para reduzir coceiras.

Recomendações importantes:

  • Hidratar muito com loções e cremes;
  • Tomar bastante líquido;
  • Umidificar o ar e o ambiente;
  • Evitar roupas que roubem a umidade da pele;
  • Cortar sempre as unhas para evitar que se machuque ao coçar ou ao toque com alguma parte da pele irritada;
  • Procure deixar um frasco de creme hidratante sempre por perto, para aplicar o hidratante sempre que sentir coceira. Quando for dormir, é uma boa ideia ter um frasco de creme hidratante ao lado da cama.
  • Para bebês e crianças pequenas que tomam banho de banheira, pode-se acrescentar chá de camomila á água do banho. A camomila, além de um conhecido calmante natural, também é auxiliar no tratamento de inflamações e na cicatrização.

Hidratação e proteção da pele

A pele de quem possui EB é mais ressecada que a pele comum. Por isso, os hidrantes devem ser de alta qualidade e ter grande poder de hidratação.

A hidratação adequada da pele de quem tem EB provoca o seu fortalecimento e diminuição da coceira, o que implica menos lesões e menor necessidade de uso de curativos.

Dermatologistas podem  indicar alguns hidratantes de alta qualidade, em geral, caros. Produtos baratos podem ser encontrados em supermercados e drogarias. Procure por hidratantes para Pele Seca (Extra Seca ou Sensível), Sem Corante e Sem Perfume. Se um creme possui corante (é colorido), ele pode conter substâncias que irritam a pele e se possui  perfume, significa que tem álcool, o que pode aumentar a irritação.

Dessa forma, cada pessoa deve observar o hidratante que se adapta melhor ao seu corpo e estar sempre atenta ao lançamento de novos produtos. A aplicação dos hidratantes deve ocorrer, pelo menos, 3 vezes ao  dia nos locais onde estiver com excesso de coceira e ressecamento  ou com maior irritação. No caso de crianças, uma grande ajuda é ensiná-la a pedir para passar o hidratante desde cedo quando houver coceiras. Compressas com soro gelado também ajudam no momento que estiver coçando.

Pessoas com EB precisam usar sempre filtro solar, pois como a pele é sensível ao sol, possuem  maior risco de terem câncer de pele. Também é muito importante hidratar bem  a pele   várias vezes ao dia e após o banho,   não esquecendo de tomar muito líquido (água, sucos naturais e água de coco) para repor a quantidade de água perdida pelas bolhas.

Não há necessidade de utilizar cremes ou pomadas quando se utilizar curativos especiais (curativos de silicone, dentre outros), pois podem atrapalhar a ação desses curativos.  A maioria das pomadas ou têm antibiótico (que só deve ser usado quando há infecção local), ou têm corticoide (que só deve ser usado em caso de alergias), e só devem ser utilizados com prescrição do médico, sendo  por pouco tempo.

Assaduras

Devido à fragilidade da pele, dada pelas alterações causadas pela própria doença, muitas pessoas ficam com assaduras. Não se trata somente de bebês, mas também de crianças, adolescentes e adultos.

Essas assaduras, muitas vezes, chegam ao ponto de se tornarem feridas. Por isso, é necessário prevenir e uma das melhores formas é a utilização de Cremes Barreiras. Estes cremes, como o próprio nome diz, são feitos especialmente para formar uma camada de proteção (Barreiras), de forma a evitar assaduras nas regiões aplicadas.

Dentre os Cremes Barreiras existem aqueles com alto poder de hidratação que tratam e hidratam a pele para evitar que alguma assadura seja gerada. Eles também podem ser usados para a hidratação de bolhas após a retirada de seu líquido. Com isso, o teto da bolha consegue aderir novamente à pele, de forma a prevenir que a bolha se rompa e vire uma ferida aberta.

Também existem aqueles que contêm uma substância chamada polihexanida, que têm ação antimicrobiana. Já outros possuem extratos naturais, como o de camomila. São cremes adequados para peles sensíveis, para acalmar a pele e para tratar a  coceira antes e durante o seu acontecimento. Por ter essas características, esse tipo de creme pode ser usado também no tratamento das assaduras com bons resultados.