Quer Ajudar? Ligue:
(61) 3381-9291 (61) 99291-9075

Corticoides – por que não usá-los em EB

Comumente indicados para tratar diversas doenças de pele, os corticoides se revelam um verdadeiro perigo para as pessoas com EB. E os motivos são vários:

Pele mais fina
Seja por meio de pomadas ou o corticoide de uso oral, a sua utilização provoca o afinamento da pele. Esse efeito é crítico em EB, uma vez que a pele já apresenta textura mais fina que o normal.

Retenção de líquidos
O uso de corticoides também causa aumento na retenção de líquidos. Consequentemente, pode haver a falsa impressão de que a pessoa está bem, por estar com o rosto “cheinho”, mas na verdade é o reflexo do medicamento.

Ossos mais frágeis
Vale lembrar ainda da possibilidade do surgimento de osteoporose, doença que ocorre quando há diminuição da massa óssea humana. A queda no volume da massa enfraquece os ossos, fazendo com que se quebrem facilmente. O efeito é grave para as pessoas com EB, por já serem propensas a desenvolver osteoporose precoce.

Sistema imunológico prejudicado
A utilização contínua de corticoides pode reduzir a eficiência do sistema imunológico de quem possui EB. A absorção do medicamento, usado em feridas extensas, acontece com muito mais intensidade do que em peles íntegras. Além disso, inibe a produção natural de hormônios importantes, o que acarreta dependência química da substância.

Dependência
Infelizmente, há casos de adultos que se tornaram dependentes de corticoides em determinada parte do corpo, onde as lesões não cicatrizam mais devido ao seu uso intenso. Apesar da orientação médica para retirada gradual, eles já não conseguem suspender o uso do corticoide tópico.