Quer Ajudar? Ligue:
(61) 3381-9291 (61) 99291-9075

Dentes – Evitando lesões no dentista

Prevenindo lesões durante o tratamento dentário

Um dos curativos mais usados por pacientes com EB, inclusive em âmbito mundial, é o Mepilex Transfer. Embora o material não pertença à Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (Rename) do Ministério da Saúde, há registro de diversos casos em que o fornecimento por governos estaduais e municipais foi garantido mediante ação judicial.

O curativo consiste numa espuma muito fina e moldável. Ele possui um adesivo de silicone suave, com pouca aderência, mas suficiente para acoplar-se à parte do corpo desejada. Desse modo, não causa nenhum trauma durante a remoção. O produto também é muito utilizado na prevenção de feridas.

Segundo artigos internacionais, outra função do Mepilex Transfer é a de preservar pontos de contato com equipamentos (máscaras de oxigênio, equipamento para soro etc). Desta forma, a aplicação também pode ser feita nos lábios, conforme a imagem abaixo, uma vez que a lubrificação à vaselina muitas vezes se mostra ineficaz na prevenção do surgimento de bolhas durante o tratamento dentário. O paciente deve levar uma placa do curativo e solicitar ao dentista que ela seja recortada em tiras de poucos centímetros, para posicioná-las nos lábios inferior e superior. No lábio inferior coloca-se uma tira mais larga, com o revestimento de parte do queixo, a fim de que o dentista possa trabalhar sem correr o risco de encostar na pele do paciente.

Durante a consulta, a saliva pode danificar a adesividade dos pedaços do curativo. O paciente deve, então, substitui-los e armazenar a sobra das peças para posterior uso. Com tais procedimentos, evitam-se bolhas durante e após o atendimento, eventualmente ocasionadas pelo atrito dos instrumentos.


Aviso: A menção às marcas de determinados produtos visa unicamente à melhor identificação dos mesmos, não estabelecendo qualquer vínculo comercial, financeiro ou similar da APPEB com seus fabricantes.